Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!




Muda de Espinheira Santa - Planta Medicinal
Simulador de Frete
- Calcular freteConteúdo da embalagem:
- Muda de Espinheira Santa
- Muda com 30cm em média
- Saquinho preto para plantar
Descrição geral:
É uma árvore de pequeno porte (1,50 a 2 m de altura), ereta, multicaule, que forma touceiras densas com perfilhos oriundos das raízes. As raízes são fortes e numerosas, avermelhadas externamente e amarelas no seu interior. O caule é verde-acinzentado, lenhoso, ereto, ramificado, com muitos ramos inermes. Os ramos novos são verde-brilhantes, angulosos, com quatro ou mais quilhas. As folhas são simples, alternas, coriáceas, lanceoladas, oblongas ou elípticas; a base é aguda, às vezes obtusa, peninérvea; as margens têm de 3 a 9 pares de dentes espinhosos e ápice agudo. O pecíolo é curto e as lâminas são glabras, verde-escuras e brilhantes superiormente e verde-claro-foscas na face inferior.
Uso da Espinheira Santa
As folhas desse arbusto são usadas em infusão ou chás para combater problemas digestivos.
1. Ajuda a combater a gastrite
A espinheira-santa contêm triterpenos, taninos e flavonóides, compostos bioativos que podem ter ação antiulcerogênica e anti-gástrica. Esses componentes também podem ajudar a combater a diarreia e têm efeito protetor contra lesões gástricas (2, 3).
2. Combate bactérias
A maitenina, outro composto da espinheira-santa, tem forte atividade antimicrobiana. Os extratos das folhas e raízes também têm propriedades que combatem várias bactérias, o que reforça o poder antimicrobiano da planta (4).
3. Inibe o crescimento de tumores
A espinheira-santa também tem atividade antineoplásica, ou seja, inibe o crescimento de tumores. Estudos científicos também comprovaram as atividades antimutagênica e anticancerígena.
O extrato aquoso da espinheira-santa foi eficaz em aproximadamente 75% das doses testadas, exibindo boas respostas antimutagênicas ou um decréscimo sugestivo. Em outros estudos, foi avaliada a fração ativa antiulcerogênica da planta na atividade anticancerígena e os resultados foram positivos (5).
4. Alto poder antioxidante
O extrato de espinheira-santa exerce uma importante atividade antioxidante, inibindo a peroxidação lipídica. Os antioxidantes protegem danos nas estruturas das células e podem prevenir o envelhecimento e doenças cardiovasculares (6).
5. Combate dores e inflamações
A espinheira-santa também pode ajudar na cicatrização por meio dos benefícios anti-inflamatórios. Estudos científicos com o etanólico extraído das folhas da planta foram testados em ratos. O resultado dos testes foram positivos para as atividades analgésicas e anti-inflatórias da espinheira-santa.
Apesar de ser conhecida na medicina popular, estudos científicos comprovaram alguns benefícios da espinheira-santa. Mesmo assim, é importante que a planta seja consumida de maneira adequada.
Fonte: Pense Natural
Código | 165 |
Modelo | Muda de Estaca |
Categoria | Ornamentais |
Garantia | 7 dias após o recebimento do produto |